Após a decisão dos irmãos por deixar a situação de rua e a dependência química, a equipe entra em ação na busca da consolidação da decisão dele pela vida nova em Cristo Jesus. A equipe terá que encaminhar os irmãos do espaço da triagem para o local específico reservado àqueles que se decidiram por uma vida nova. A responsabilidade da equipe é cuidar e acompanhar o irmão desde a triagem até a entrada dele na casa de acolhimento.

No dia do evento, no ginásio, haverá um local específico (reservado) para os irmãos que decidirem sair das ruas. É para esse lugar, separado dos demais, que o irmão saído da triagem decidido a uma vida nova deve ser levado. Acreditamos que retomar o contato com os que ainda não estão decididos à mudança de vida pode ser má influência e motivo de queda. Ao mesmo tempo, este local dos irmãos decididos à nova vida deve ser alegre e acolhedor, transparecendo uma mensagem de esperança, de renovação, de festa. Pode ser programada, pois, uma decoração ou sinalização para isso (pactuar com equipe da Secretaria).

Sugere-se ainda que a equipe se divida em cinco. A primeira subequipe será responsável pela condução do irmão dentro evento, estando sempre por perto dele desde no espaço reservado para os irmãos que decidiram sair das ruas até a entrada do irmão no ônibus de destino final. A segunda subequipe tem como responsabilidade a compra dos sacramentais (analisar a viabilidade financeira da compra desse material) e, também, a confecção dos adesivos que serão colocados nos irmãos para identificar para onde ele irá ser direcionado após o evento (DADOS DO ADESIVO: LOCAL DE DESTINO DO IRMÃO, NECESSIDADE DE EXAMES E DOCUMENTOS). Essa identificação deverá ser colocada no irmão ainda no momento da triagem. Por esse motivo, o serviço desta segunda subequipe começa ainda na Triagem, de modo articulado com essa.

- Obs1: Caso o irmão seja encaminhado para a FAZENDA ESPERANÇA ele deverá realizar exames, sendo responsabilidade da equipe conduzir o irmão até o local indicado com a palavra ‘Exames’.

-Obs2: Caso o irmão não possua documentos, deverá retirar seus documentos, sendo responsabilidade da equipe conduzir o irmão até o local indicado com a palavra ‘Documentos’. Especialmente se ele estiver sendo encaminhado para uma Casa de Acolhimento fora da cidade de Fortaleza, a documentação é imprescindível.

A terceira subequipe será formada por membros volantes, que acompanharão o irmão saído da triagem (já com toda a identificação necessária) até o local de emissão de documentos, aconselhamento, confissão e/ou realização de exames. Os irmãos não poderão ficar sozinhos, por isso essa subequipe volante é imprescindível.

A quarta subequipe do acolhimento será ainda responsável pela troca dos pertences dos irmãos dentro dos ônibus (que funcionará como guarda volumes). É importante, então, que pelo menos três integrantes da equipe permaneçam no espaço da triagem com rádios de comunicação (responsabilidade da equipe conseguir esses rádios), fazendo contato direto com essa quarta subequipe externa (que estará nos locais dos ônibus). Ao receber, via rádio, a informação de qual é o NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO DO IRMÃO NO CDTJ e o DESTINO FINAL do mesmo, os integrantes da equipe externa deverão deslocar os pertences dos irmãos (que estarão identificados por pulseiras) para uma sala separada (indicada pela equipe de estrutura) e organizar os volumes de pertences por destino final dos irmãos. Exemplo: Número de identificação do irmão no CDTJ (A-23). Letra ‘A’ indica o ônibus que o irmão veio; número 23 indica o irmão. 

A quinta subequipe será responsável pelo acompanhamento dos irmãos dentro do ônibus até a chegada nas respectivas casas de recuperação. Será feita uma divisão de voluntários para acompanharem os ônibus até o destino final, não os deixando desamparados ou desmotivados a ponto de desistirem da escolha por uma nova vida.

Ao final do evento, pedimos que a equipe compartilhe todas as ideias, as estratégias construídas, bem como uma avaliação das atividades desenvolvidas para qualificação de um próximo Evento Com Deus Tem Jeito no mesmo formato. Enviar para o e-mail: eventocomdeustemjeito@gmail.com

ACOMPANHAMENTO

Obra Lumen de Evangelização

Rua Coronel Jucá, 2040 - Dionísio Torres - Fortaleza/CE

Telefones (85) 3277.1713 / (85) 9.9174.4760 / (85) 9.9998.9077

"Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus."
Mateus 5:16